Make your own free website on Tripod.com

Material informativo para os associados da LISTPAN (listpan@listbox.com)

DO-IN

Acupuntura com os dedos

O Transtorno do Pânico só começou a ser "popularizado" há pouco tempo. Isto não significa, entretanto, que só tenha aparecido agora. Nossos avós já padeciam deste transtorno -esta palavra está muito bem aplicada!- mas batizavam-no com outros nomes. Este texto abaixo foi extraído de um livro de Juracy Cançado chamado: " Do-In - livro dos Primeiros Socorros" onde encontrei algumas técnicas aplicadas à ansiedade, medos, taquicardias. Evidentemente podem ser muito úteis para juntarem-se ao arsenal do combate a esta síndrome.

Paulo Maurício Ribeiro


PONTOS DE PRIMEIROS SOCORROS
Todos os pontos chineses, quando estimulados, produzem acentuadas modificações no fluxo dos fluidos vitais do organismo e no funcionamento de todas as partes do corpo. Isoladamente, porem, cada ponto tem um raio de ação específico. 0 conceito empírico baseado na observação e intuição dos povos antigos do Oriente e completado atualmente por estudos extensivos em grandes centros médicos, mostrando que a estimulação de determinados pontos através de agulhas (acupuntura), do calor (moxabustão), ou mais simplesmente com a ponta dos dedos (Do-In e shiatsu), interfere de modo significativo no desenvolvimento de inúmeros distúrbios.

Assim, para cada distúrbio definido existem um ou mais pontos, que, corretamente pressionados produzem resultados altamente benéficos, Na maioria dos casos uma simples pressão com o polegar durante um a cinco minutos num determinado ponto e capaz de aliviar dores violentas ou paralisar males e doenças de caráter crônico.

É importante ressaltar que, apesar de um estímulo isolado afetar todo o organismo, este tratamento e sintomático e, portanto, devera ser utilizado juntamente com outras técnicas naturais para que desapareça a causa real da enfermidade.

Neste sentido, a pratica diária dos exercícios preventivos do "Do-In" desenvolvida individualmente segundo as necessidades do próprio organismo é fundamental na busca do auto-conhecimento e na eliminação dos fatores que geram as doenças.

Evidentemente estes resultados serão mais eficazes e permanentes nas pessoas que se alimentarem melhor, evitando ao máximo alimentos preparados artificialmente, com substancias tóxicas e aditivos químicos.

 

O TRATAMENTO

0 objetivo deste texto é transmitir de forma simples e acessível informações que possibilitem ao leigo utilizar a auto-massagem do Do-In, pela simples pressão nos centros de captação, armazenamento e distribuição de energia. Todos os pontos indicados adiante podem ser tratados pela própria pessoa, independente de conhecimentos especiais ou do uso de instrumentos.

O leitor encontrará associados a cada distúrbio os pontos respectivos que devem ser pressionadas. A indicação e complementada por um diagrama da localização anatômica do ponto em relação a estrutura óssea e uma fotografia ilustrando o tratamento correto, que consiste em estimular cada ponto indicado durante um a cinco minutos. Exceto os pontos pertencentes aos dois meridianos ímpares (Vaso da Concepção e Sistema Nervoso), todos os demais pontos são pares e simétricos, isto é, reproduzem-se dos dois lados do corpo, devendo, portanto, para se obter um melhor resultado, ser massageados simultaneamente utilizando-se ambas as mãos. Naturalmente as vezes isto não será possível já que alguns pontos localizados nas mãos dificultam a massagem simultânea. Neste caso trata-se um lado do corpo e o outro imediatamente a seguir, variando de um a cinco minutos a massagem em cada ponto. Quando for indicado mais de um ponto para o mesmo sintoma (ex. asma VC22 e P1) o praticante deverá optar pelo ponto que produzir o resultado mais positivo, ou tratar todos os pontos indicados, caso necessário.

MEDO - ANSIEDADE

Insegurança, medo de público, nervosismo, angústia, ansiedade, descontrole emocional

Ponto: C7

Técnica: Pressão contínua com a unha do polegar durante 3 a 5 minutos

Também indicado: C5 ; pressão contínua com a polpa do polegar durante 3 a 5 minutos.

medo1.gif (16920 bytes)

medo2.gif (7383 bytes)

 

EXCESSO E DEFICIÊNCIA: POLOS DE DESEQUILÍBRIO

0 congestionamento em um determinado ponto da complexa rede de canais que transportam a energia Ki pelo corpo provoca excesso ou deficiência de energia ao longo do meridiano e no órgão a que este se relaciona. Na realidade tanto o excesso como a deficiência constituem manifestações opostas de um mesmo problema: o bloqueio da força vital. Pode-se, portanto, chegar a resultados diametralmente opostos dependendo da técnica com que o ponto for estimulado. Quando se dispersa a energia congestionada e acalma-se o órgão afetado ocorre a sedação. 0 inverso seria a tonificação onde aumentamos o volume do fluxo energético do meridiano ativando o órgão deficiente.

Excesso de Ki – os sinais de excesso são: dor, espasmo, quentura, contração, hipertensão, hipersecreçao, inflamação, convulsão, hipertonicidade da pele e hiperatividade.

Deficiência de Ki – frio, flacidez, hipoestesia, hipotensão, suor frio, inchação, paralisia, hipotonicidade da pele, torpor e inatividade.

TAQUICARDIA

Ponto: C7

Técnica: Pressão contínua com a unha do polegar até a regularização do ritmo cardíaco (máximo de 5 minutos).

Pontos também indicados: C9 - Beliscar repetidamente a ponta dos dedos mínimos, no ritmo cardíaco normal; B15 e C3 - Pressão contínua com a polpa do polegar durante 3 a 5 minutos.

 

taqui01.gif (4238 bytes)

taqui02.gif (4207 bytes)

taqui03.gif (8293 bytes)

taqui04.gif (13213 bytes)

 

CONDIÇÕES PARA MELHORES RESULTADOS

Como a massagem indutiva e basicamente energética, a condição ideal para seu melhor aproveitamento e um grau de relaxamento que coloque o organismo receptivo ao estímulo dos pontos. Infelizmente um dos grandes problemas de hoje é a incapacidade de se relaxar, já que a tensão é parte inerente da vida do homem moderno.

Uma técnica relativamente simples denominada Rei-Do é especialmente indicada para acalmar a energia interior e harmonizar os movimentos do corpo. Outra pratica bastante eficaz e o tradicional exercício de relaxamento ioga (deitado de costas, relaxar gradativamente todas as partes do corpo, dos pés à cabeça) associado a uma respiração abdominal profunda lenta e ritmada. Esta técnica e por si só um ótimo exercício para aliviar uma serie de distúrbios, especialmente quando existem sintomas como tensão, dores, taquicardia ou problemas emocionais.

De origem intuitiva a pratica do Do-In não apresenta, salvo em certas condições extremas, qualquer contra-indicação. Em determinados casos poderá ocorrer um agravo aparente dos sintomas, mas esta ocorrência é temporária e trata-se na verdade de uma reação positiva do organismo, demonstrando que o processo de cura esta em andamento. A não ser nos casos especialmente indicados deve-se evitar o tratamento logo após uma refeição pesada, nos casos de problemas cardíacos sérios e massagem abdominal durante a gravidez. Especialmente contra-indicada e a massagem em áreas onde existem contusões, inflamações, erupções ou varizes.

 

MASSAGEM EM OUTRA PESSOA

Embora todos as pontos apresentados neste livro sejam indicados para o autotratamento, a mesma técnica pode ser utilizada para se massagear uma outra pessoa. É importante observar, porém, que nesse caso a estimulação de pontos estratégicos representa uma troca de energia entre duas pessoas, e por isto os resultados poderão ser ainda mais significativos, se forem observadas algumas condições básicas.

A primeira é de que o praticante esteja em melhores condições que o paciente. Isto e essencial para ambos já que na massagem indutiva o massagista transmite sua reserva energética e recebe energia desequilibrada. Outro fator importante e "tornar-se um" com o paciente, sincronizando os ritmos respiratórios e adotando uma atitude mental onde não existe a preocupação de curar, mas apenas a sensação de ser um canal por onde a energia cósmica flui livremente. A melhor maneira de ministrar uma massagem e iniciar o tratamento de forma conscientemente controlada, e então, esvaziando a mente o mais possível permitir que os movimentos se tornem livres e espontâneos. No final do tratamento e aconselhável esfregar vigorosamente as mãos e balança-las a altura dos ombros, ou simplesmente lava-las em água corrente para evitar a assimilação da energia desequilibrada.

 

TÉCNICAS DE TRATAMENTO

Inúmeras são as técnicas utilizadas na massagem indutiva chinesa para tonificar ou sedar um meridiano, algumas aplicando um conhecimento mais profundo da medicina oriental. 0 processo mais simples e eficaz consiste em:
  1. Em caso de distúrbios causados pelo excesso de energia precisamos sedar o ponto. Para isto basta pressionar profunda e continuamente o ponto indicado durante um a cinco minutos.
  2. Na deficiência precisamos tonificar o ponto, pressionando-o repetidamente em intervalos de um segundo, durante urn a cinco minutos.

 


Webmasterized por Paulo Maurício

Visite minha Homepage: http://www.members.tripod.com/pauloribeiro

E-mail: pmr@bigfoot.com