Make your own free website on Tripod.com

Logo quem, VOCÊ, no comando de um Boeing 747-300 sem estar sonhando!

Simulador B747

Que tal, desta vez voar de um modo totalmente diferente? Na cabine de comando!
Que tal deixar a aeronave ser conduzida pela pessoa que você mais conhece? Você mesmo!
A VARIG, através do seu Centro de Treinamento de Operações, coloca à sua disposição o que há de mais moderno em equipamento para treinamento de pilotos em todo mundo: o Simulador de Vôo (Full Flight Simulator). Sacie a sua curiosidade, observe os detalhes de um vôo por um ângulo inédito, esclareça dúvidas, faça perguntas, acabe com seu medo, realize seu sonho. Para participar do programa Piloto Por Um Dia, você pode convidar até duas pessoas (total de três), para formar a tripulação da aeronave. Se quiser, pode também vir sozinho, tendo um comandante da VARIG, como seu co-piloto.

Fotografia real da cabine do simulador com o sistema visual em operação

 

Isto é Realidade Virtual levada ao extremo!

      

Você pode esquecer tudo o que viu ou ouviu sobre realidade virtual depois que viver uma experiência em um simulador de vôo. A cabine é a do próprio avião simulado. Nada de mock-up's ou instrumentos pintados. Tudo funciona. O sistema visual mostra o ambiente externo com imagens geradas em computadores especializados para isto, com um sistema de foco colimado para o infinito. Em outras palavras, seus olhos não estarão focalizando uma cena formada a 3 metros da janela mas sim na distância real!. O vôo é no Rio de Janeiro? Olhe para fora e veja a Ponte Rio-Niterói, o Pão de Açúcar, o Corcovado. Os motores são acionados e o ruído aumenta na cabine. Solte o freio. Sinta-se empurrado para trás pela aceleração da aeronave ou à frente pela ação da frenagem. Ao taxiar, perceba os pneus passando pelas emendas do cimento da pista. A velocidade aumenta e o Jumbo decola. O resto é com você! Cabine B747

Cabine de comando do Boeing 747-300

TURBULÊNCIA!
FOGO NO MOTOR 2!
O TREM DE POUSO NÃO TRAVOU!
O AEROPORTO ESTÁ FECHADO!

Estas são algumas das 350 situações de risco que podem ocorrer isoladas ou combinadas em qualquer dos 60 aeroportos programados no sistema visual do simulador.
Você poderá comprovar na prática os motivos que apontam o avião como meio de transporte mais seguro. E mais, conheça como é feita a preparação de um piloto, quais as técnicas e os recursos disponíveis.

Programa Básico

O programa Piloto Por Um Dia divide-se em três etapas:

1a. Etapa
Antes do início do vôo haverá 30 minutos de briefing (instrução de vôo, esclarecimento de dúvidas e planejamento de viagem).
2a. Etapa
60 minutos de vôo simulado (a bordo de um Boeing 767 ou Boeing 747, de acordo com a escolha no momento da reserva ou da disponibilidade dos equipamentos).
3a. Etapa
Após o vôo, os participantes terão mais 15 minutos de debriefing (avaliação do vôo e comentários finais).
O interessado poderá escolher durações diferentes para cada etapa. Informe-se a respeito.

Perguntas Freqüentes

1. Existe limite de idade para voar num simulador de vôo?
Pela complexidade que envolve as operações na cabine de comando de uma aeronave comercial, o interessado deverá ter, pelo menos, 18 anos. Acompanhantes não sofrem limitação, entretanto lembramos que crianças devem possuir idade tal que permita a compreensão do que está acontecendo.

2. Posso tirar fotos ou gravar meu vôo em vídeo?
Sim. Mas a operação destes equipamentos ficará a seu cargo. Pode ser conveniente deixar seu acompanhante faze-lo.

Vista externa do simulador B747 3. A VARIG oferece este programa em outros estados?
Infelizmente não. Simuladores de vôo são equipamentos complexos, montados em uma plataforma que se move em seis eixos coordenados, que requerem prédios construídos para esta finalidade, com altura de dois andares, para permitir seus movimentos sem restrições. O Centro de Treinamento de Operações, onde estão instalados os simuladores de vôo, está localizado no Rio de Janeiro. Por isto, o interessado terá que vir até aqui. As despesas de acomodação e transporte não estão incluídas no preço do pacote.

4. Existe algum perigo durante o vôo no Simulador?
Não. Durante o vôo, a cabine movimenta-se como num vôo real e as pessoas utilizam o cinto de segurança tal como fariam na aeronave. Embora os simuladores de naves espaciais existentes nos grandes parques temáticos nos Estados Unidos sejam muito mais agressivos, pessoas com problemas de coluna, que sentem enjôo ou mulheres grávidas, poderão optar pelo vôo sem movimento. Mas estarão perdendo uma grande experiência...

5. Trabalho durante o dia. Posso fazer o vôo à noite?
Os horários dependem da disponibilidade do equipamento. Mas certamente um deles estará de acordo com a sua conveniência.

6. Quantas pessoas eu posso levar comigo?
A cabine de comando possui as dimensões exatas da cabine real. A limitação é física. Em um vôo real existem três ou quatro tripulantes na cabine. No simulador, além do seu instrutor e você, existirá lugar para mais duas pessoas. Ou três, se forem de compleição pequena ou crianças. É bom saber que o conforto, nesta situação, será bem prejudicado.

Preço e Reservas:

Preço do Programa Básico: R$ 500,00 (quinhentos reais) a hora de vôo, preço válido para até três pessoas, com mais 30 minutos de briefing e 15 minutos de debriefing.


VARIG Flight Training Center

Estrada do Galeão, 3200
Ilha do Governador - Rio de Janeiro
21940-000 - Rio de janeiro

Telefones: (021) 2468-1311
Fax: (021) 3393-6791
e-mail: flight.training@varig.com
Forma de pagamento: Depósito Bancário

 

A Gerência Geral do VARIG Flight Training Center disponibilizará o simulador e o piloto instrutor para a execução do programa, enviando a confirmação via fax, junto com a instruções para efetivação do pagamento.

[Estrelando...VOCÊ!] [Fiat? Não, obrigado] [Eu exijo Qualidade] [Potência do Som] [Fazendo o Tempo Parar]

[Turbulência][Você Tem Medo De Voar?] [Tudo Que Você Queria Saber Sobre Informática]

Aqui você volta para a [página principal]

Você é o visitante número